Um dos principais desafios nas operações e serviços de alimentação e varejo é o momento do pagamento.

Um dos principais desafios nas operações e serviços de alimentação e varejo é o momento do pagamento.

Um dos principais desafios nas operações e serviços de alimentação e varejo é o momento do pagamento.

Ao falar de atendimento, seja em lojas ou restaurantes, buscamos proporcionar uma experiência agradável e eficiente. No momento do pagamento, é crucial manter a qualidade do atendimento, evitando dificuldades, filas e estresse.

Pagamento somente em dinheiro, senhor!

“Não temos troco para R$ 50, senhora!”

Essas situações ainda ocorrem em alguns estabelecimentos e, sinceramente, são bastante frustrantes. Especialmente porque já existem soluções tecnológicas amplamente adotadas para evitar esses problemas.

Nos últimos quatro anos, a tecnologia NFC (Near Field Communication) tem se popularizado, permitindo pagamentos sem contato. Inicialmente, os cartões de crédito e débito trouxeram essa inovação, que se tornou essencial durante a pandemia, acelerando sua adoção no varejo.

Essa tecnologia já facilita bastante os pagamentos em estabelecimentos como fast-foods, lanchonetes e lojas, pois elimina a necessidade de inserir o cartão e digitar a senha, agilizando as transações.

No entanto, o avanço não parou por aí. Dispositivos digitais como celulares e smartwatches agora incorporam cartões de crédito e débito através da tecnologia NFC, permitindo pagamentos rápidos e sem contato físico.

Ainda assim, a necessidade de interação com um caixa pode gerar filas, mesmo que menores.

Mas uma vantagem significativa do NFC é que qualquer dispositivo, como um celular, pode se tornar um terminal de pagamento, sem precisar de pin pad ou slot para cartões.

Para uma experiência realmente fluida, novas opções estão expandindo o conceito de pagamento “sem contato”. As carteiras digitais com QRCodes têm se mostrado uma forte concorrente, ou aliada, da tecnologia NFC, ampliando ainda mais a conveniência dos pagamentos.

Imagine poder sair de um restaurante ou loja sem precisar passar pelo caixa. Isso é possível com aplicativos que autorizam o uso de cartões de crédito e carteiras digital, permitindo o pagamento automático, sem filas, sem estresse e sem a necessidade de troco.

Essa é a verdadeira jornada “contactless”, pagamento por aproximação, fluida e rápida, exceto pelo peso das sacolas ou a espera pelo chopp com fritas que você vai saborear.

E o seu negócio, está preparado para essa nova era de pagamentos?

www.mafrainformatica.com.br

Precisa de ajuda? Converse conosco