A internet revolucionou a maneira com que as empresas se relacionam com seus stakeholders (público de interesse), através dela os empreendendores podem tirar dúvidas do clientes, aumentar a produtividade, vender produtos e serviços entre outras tantas vantagens. Mas a rede também é porta de entrada para crackers – indivíduos que quebram o sistema de segurança de forma ilegal para roubar informações.
Um levantamento feito pela FIESP em 2015 revela que 60% dos ataques cibernéticos com objetivos financeiros são direcionados e acontecem com indústrias de pequeno e médio porte. Devido a esse cenário, cabe as empresas elaborarem planos para a prevenção desse tipo de acontecimento.
Hoje vamos dar 3 dicas de como você pode aumentar a segurança na internet para sua empresa.
#1 Instale antivírus
Os programas antivírus são extremante importantes para notificar a existência de malwares. Existem inúmeros antivírus no mercado e muitos com versões gratuitas. Mantenha sempre atualizado e configurado.
#2 Proteção da rede Wi-Fi
Se sua empresa possuí uma rede Wi-Fi para colaboradores ou clientes usufruírem, é importante você utilizar uma senha forte e conexão com encriptação dos dados. Vale ressaltar também a atualização da senha senha sempre que possível.
#3 Bloqueio a sites nocivos Infelizmente existem milhares de sites nocivos que enviam links ou oferecem materiais para download justamente para enviar vírus e malwares para a sua rede. Utilize ferramentas que bloqueiam ou limitam o acesso a esses sites.