EMC Maximus Empresarial

imgCx_SisMaximusGO EMC Maximus Empresarial foi concebido a fim de promover a gestão ao nível máximo. Com ele, o controle interno das operações de estoque, financeiras e fiscais da empresa é feito de forma integrada e com excelência. Uma série de relatórios, dos mais simples aos mais avançados, permitem a análise e o levantamento dos resultados em perspectivas variadas. Suas funções operacionais e gerenciais asseguram segurança e eficiência em todos os processos.

Ideal também para uma consultoria empresarial, o uso do EMC Maximus Empresarial é garantia de aumento de produtividade em seu negócio.

– Módulo de Cadastros

Cadastro de Clientes

A função de cadastro de clientes permite armazenar informações consideradas primordiais na gestão da informação. Através delas, é possível conhecer e controlar a situação financeira de cada cliente para liberação de crédito, além de determinar condições especiais para a venda de mercadorias e serviços. Ainda pode-se usufruir de diversos relatórios, como: Histórico e Frequência de Compras, Formas de Pagamento, Lista de E-mails e Mala Direta para Aniversários.

Cadastro de Fornecedores

O cadastro de fornecedores contém informações básicas para controles financeiros e de estoque. Além de registrar os fornecedores, o cadastro agiliza as operações de entrada de mercadorias e assegura plenitude de informações nas integrações financeiras conseqüentes.

Nesse módulo, também é disponibilizada uma função destinada ao processo de Qualidade Total. Assim, é possível qualificar os fornecedores pela competência nos prazos de entrega, disponibilidade de estoque, qualidade dos produtos, entre outros fatores.

Outro grande diferencial é a concessão de um usuário e uma senha que podem ser utilizados pelo fornecedor no módulo de Cotação On-Line.

Cadastro de Produtos

O Cadastro de Produtos disponibiliza ao usuário informações relevantes, permitindo tornar as operações que envolvem produtos tarefas simples e eficientes.

Algumas das possibilidades são:

  • Utilização de códigos de barras e controle de volume máximo de itens na venda;
  • Classificação dos itens em Grupos e Subgrupos;
  • Cadastro de dados fiscais que auxiliam na formação dos preços de custo, médio e de venda;
  • Acesso a um mesmo produto através de códigos alternativos e códigos de embalagens;
  • Relacionamento de produtos similares (de mesma finalidade, mas de fabricantes distintos);
  • Definição de produtos compostos, onde podem ser formadas promoções ou cestas básicas;
  • Cadastro de produtos com utilização de grade, permitindo a diferenciação por características como: tamanhos, cores, entre outras;
  • Inclusão de imagens, que serão apresentadas ao consumidor durante a venda;
  • Descrição detalhada da aplicação de uso dos produtos, que muito auxilia no processo de venda.

Além disso, o sistema dispõe de uma grande variedade de relatórios envolvendo todo o conteúdo relacionado.

– Módulo de Estoque

Entrada de Nota Fiscal por Importação de XML

A entrada de notas fiscais nunca foi tão fácil. Através dessa tela, o sistema executa a tarefa de abastecimento do estoque de forma totalmente automática, exigindo pouca prática do usuário. É assegurada, ainda, integração plena com as funções financeiras, de estoque e, principalmente, com os módulos fiscais – tais como SPED e Sintegra.

O processo pode ser realizado por meio da busca do XML diretamente do site do governo, ou pela importação do XML recebido do fornecedor por e-mail.

Controle de Produção

Tem por objetivo gerenciar a fabricação de produtos e a baixa automática de estoque de matérias primas.

Na tela de lançamentos, basta ao usuário informar a quantidade fabricada para um determinado produto acabado. Com base em uma ficha de controle previamente cadastrada – em que são incluídas as matérias primas exigidas na produção – o sistema automaticamente registra o aumento de estoque do produto informado e a redução de estoque das matérias primas.

O sistema ainda disponibiliza relatórios internos para controle, em que podem ser visualizadas a produção diária e a ficha de formulação de cada produto.

Promoção

Essa função do sistema possibilita a criação de promoções com tempo pré-determinado para início e fim. Toda a operação é integrada com os módulos de venda, reajuste de preços e entrada de nota fiscal.

Os itens em promoção são destacados nas pesquisas do sistema com cor diferente dos demais produtos e passam a ser controlados com restrição nos reajustes de preços e entradas de notas, evitando alterações em seus preços durante a vigência da promoção.

Consulta Estoque Produtos

Essa tela disponibiliza a relação dos produtos cadastrados com seus respectivos estoques, preços de venda, preços de custo, aplicações e uma série de outras informações.

É possível, também, visualizar de forma rápida os itens similares e a grade de estoques referentes ao produto selecionado.

As várias opções de procura – inclusive por partes do texto – aliadas a diversas outras opções de pesquisa, facilitam o êxito no resultado pela busca desejada.

Consulta de Vendas

Nessa tela, são relacionadas todas as vendas realizadas no período informado, identificadas pelos números dos documentos fiscais gerados. Entre as informações apresentadas, estão o detalhamento de formas de pagamento e o comparativo entre o preço de venda e preço de custo das mercadorias.

Tem como objetivo facilitar a análise diária do faturamento e o controle interno da movimentação.

Consulta de Vendas Lucratividade

Essa pesquisa tem por finalidade apresentar a lucratividade dos itens vendidos, exibindo-os por ordem de relevância no resultado do período informado – do mais lucrativo para o menos lucrativo.

Para cada item, o sistema informa: a quantidade total vendida, o valor total dos preços de venda e de custo, o lucro bruto e o peso em relação ao valor total vendido. Dessa forma, é possível analisar a importância dos itens nos processos de venda e lucratividade da empresa.

Uma série de filtros de pesquisa permitem obter os resultados e considerar a relevância com base em outros fatores, tais como: Quantitativo ou mesmo por Vendedor ou Roteiro.

Acompanhamento de Vendas Mensal

Essa tela apresenta o volume de vendas diário, bem como as totalizações por dia da semana. Assim, é possível analisar a movimentação considerando os dias da semana em que a empresa tem o maior volume de vendas. Um dos muitos relatórios gerenciais do software, consiste em uma ótima ferramenta para definição de promoções.

Pesquisa de Compra

Essa tela auxilia na tomada de decisões, orienta e simplifica a busca por informações em relação ao estoque e à demanda de venda dos produtos. Assim sendo, pode-se dizer que a Pesquisa de Compra é a principal ferramenta de trabalho do setor de compras da empresa.

Com uma série de filtros inteligentes, o sistema relaciona os itens com: Estoque Abaixo do Mínimo, Estoque Abaixo da Média de Venda do Período, Sem Movimentação de Estoque e Estoque Zerado. É possível também filtrar apenas os itens que fazer parte do rol de produtos vendidos por um determinado fornecedor, facilitando o relacionamento durante a compra.

Em forma de gráfico, o sistema ainda apresenta as vendas dos últimos 6 meses para cada item e, ao lado, a relação das últimas notas fiscais de compra e seus respectivos detalhes. É criado, portanto, um ambiente completo de informações essenciais para a tomada de decisão na compra de mercadorias.

Finalmente, é possível definir um pedido de compra para os itens selecionados e integrá-lo à entrada de nota fiscal.

Auditoria de Estoque

Essa é a principal ferramenta para controle de estoque, permitindo ao usuário o acesso a todas as movimentações do produto.

No relatório, cada linha apresentada corresponde a uma movimentação de estoque, exibindo data, documento e origem da operação – todas as informações são geradas automaticamente.

O sistema controla a auditoria por meio de uma conta corrente de estoque, em que o estoque final do item passa a ser o estoque inicial para a próxima movimentação – um vínculo entre as movimentações que garante a perfeição dos estoques escriturais em comparação com os estoques físicos.

Cotação de Lista de Compra

Essa tela permite a criação de uma lista de produtos que precisam ser cotados, para posterior análise e definição dos melhores preços de compra.

Uma das opções para a cotação é o envio da lista por e-mail para os fornecedores. Em seguida, o sistema permite a inserção dos valores cotados e aponta a melhor negociação.

Pode-se também utilizar o recurso da Cotação On-Line – nesse processo, o fornecedor acessa a lista de compras através da internet e faz o lançamento dos preços de forma rápida, segura, eficiente e totalmente integrada ao sistema. Durante o período de validade da lista, o fornecedor tem acesso ao número de concorrentes participantes da cotação, mas não consegue visualizar os preços dos mesmos.

Romaneio de Entrega

Tela desenvolvida para gerenciar o carregamento na entrega das mercadorias, levando em conta o roteiro a ser seguido pela equipe.

Além disso, devido à total integração com a tela de vendas do sistema, é possível gerenciar as próprias entregas – no fechamento da venda, o vendedor pode negociar com o cliente uma entrega futura. Os itens destacados para romaneio ficam pendentes no sistema até que seja definido um momento exato para o carregamento.

– Módulo Financeiro

Contas a Pagar

Nesse módulo, integrado com as demais funções de gerenciamento financeiro do sistema, pode-se controlar as compras efetuadas por boleto bancário e as demais despesas da empresa. A tela permite uma fácil visualização das informações e conta com um calendário interativo que apresenta os compromissos agendados diariamente.

Um grande diferencial é o controle dos pagamentos agendados que ainda não tiveram seus boletos enviados pelos fornecedores – estes são destacados com cor diferenciada em tela. Além disso, são informadas as despesas fixas que não foram agendadas, mas que fazem parte do fluxo de pagamento do mês.

Na parte de baixo da tela, é exibido o fluxo financeiro disponível. O usuário ainda tem em mãos um relatório de previsão de caixa até o final do mês corrente.

Contas a Receber

Esse módulo possibilita um eficiente controle sobre as vendas a prazo. Entre suas funções, estão a realização do cálculo automático de juros para parcelas em atraso, a emissão de cartas de cobrança, uma série de possibilidades de negociação e vários relatórios gerenciais.

Balanço de Recebimentos

O relatório de Balanço de Recebimentos consolida em tela todo o movimento registrado no Contas a Receber. São apresentados os valores pendente para recebimento no mês, pendente para recebimento no próximo mês e o valor restante até o último prazo de recebimento. São informados em seguida os valores em atraso de até 30, de 30 a 60, de 60 a 90 e acima de 90 dias.

Um duplo clique do mouse em cada uma das linhas abre uma tela de detalhamento em que o sistema apresenta a relação de clientes, dias em atraso para cada débito e o telefone de contato.

Eficiente na consolidação e visualização de dados, o relatório é muito útil nas orientações de estratégias de cobrança.

Controle de Cobrança

Essa ferramenta do módulo Contas a Receber visa a administração e a redução da inadimplência. Nessa tela, o setor de cobrança faz o relacionamento dos contatos realizados aos clientes inadimplentes, criando um eficiente histórico de negociação. As informações ficam disponíveis na ficha financeira do cliente e servem de apoio para novas cobranças.

Além disso, o sistema também disponibiliza uma agenda de cobranças, que serve de controle para novas ações junto aos clientes com débitos em atraso.

Relatório Acompanhamento Cobrança

Esse relatório consolida todas as informações referentes às cobranças. São agrupadas e exibidas em tela, de maneira simples: a listagem dos clientes contactados, a quantidade de ligações efetuadas a cada cliente, os valores cobrados, os valores recebidos e um índice de eficiência do setor em relação às cobranças feitas.

Além de ser um ótimo relatório gerencial, a ferramenta pode ajudar e motivar o setor de cobranças ao apontar o desempenho do trabalho realizado.

Controle Bancário

Esse módulo é mais um complemento às operações de gestão financeira da empresa. Através dele, o sistema controla todas as movimentações bancárias, permitindo o cadastro de diversas contas correntes.

Contém relatórios de extrato bancário para consolidação dos dados – totalizando saldo escritural e saldo físico –, de lançamentos de compensações futuras, além de relatórios gerenciais consolidando informações pelo cadastro dos planos de contas.

Conciliação Via Arquivo OFX

Essa função do Controle Bancário tem como fundamento facilitar a conferência e o controle das movimentações nas contas bancárias.

Através da importação de um arquivo obtido diretamente do banco, sem nenhum ônus ou tarifa, o sistema apresenta todas as movimentações ocorridas no período e compara com os lançamentos já previstos no módulo de controle bancário. Aqueles em comum são destacados em tela e automaticamente conciliados.

Cabe ressaltar que um arquivo OFX somente contém movimentações em forma de extrato, não contendo nenhuma senha ou credencial de acesso ao banco. A operação, portanto, é segura e homologada pelo Sistema Financeiro Nacional.

Controle de Caixa

Tem como objetivo principal a apuração e visualização dos resultados da gestão financeira da empresa.

Ao concentrar as informações de todas as movimentações dos demais módulos financeiros do sistema, proporciona ao administrador a apuração fiel e rápida da situação de caixa diário e dos resultados de lucratividade.

Relatório Gerencial de Despesas

Com base no cadastro de plano de contas, o sistema controla os lançamentos de despesas da empresa diariamente e consolida essas informações no Relatório Gerencial de Despesas.

De apuração mensal, o relatório permite a análise da evolução das despesas em relação a meses anteriores, além de apresentar o resultado geral do período. Com um duplo clique do mouse sobre alguma despesa, o sistema ainda exibe dois gráficos que permitem observar a evolução anual e a proporção da despesa selecionada em relação às demais.

A função é fundamental para o controle e a redução dos custos operacionais.

Balancete

Esse relatório reúne todo o ativo e o passivo relacionados com as operações da empresa – apresentando, dessa forma, sua saúde financeira. O gestor tem a informação de onde estão os recursos financeiros do ativo envolvidos com o resultado e quais são os compromissos devidos que formam o passivo da empresa.

Todas as informações são agrupadas de forma muito organizada, facilitando a visualização e simplificando os levantamentos dos resultados gerenciais.

Relatório de Ponto de Equilíbrio

Esse relatório mostra ao gestor quantos dias do mês e qual o faturamento necessário para a empresa atingir seu ponto de equilíbrio financeiro, ou seja, pagar todos os compromissos (despesas fixas, operacionais e custos de mercadorias) e começar a ter a tão esperada lucratividade mensal.

Apuração de Resultado Anual

Este relatório concentra as informações de despesas, receitas e lucratividade mensal, proporcionando uma apresentação gráfica anual em que os meses de melhor e pior desempenho são destacados.

– Outras Funções

Comissão do Vendedor

Essa tela tem a finalidade de apresentar, com precisão, o valor a ser pago como comissão a cada um dos vendedores com base em um período informado, analisando todas as vendas e automatizando todo o processo.

São oferecidas várias opções para a realização do cálculo. Podem ser definidos percentuais de comissão distintos por vendedor, por grupo de mercadorias, por produto/serviço ou até mesmo por condição de pagamento.

Outro grande diferencial é a opção de pagamento da comissão apenas sobre o recebimento – assim, o vendedor só é bonificado pelas vendas em que o pagamento foi feito em dia.